joão Romão, português ambicioso, compra pequeno estabelecimento comercial na cidade do Rio de Janeiro ao lado do qual morava uma escrava fugida (Bertoleza) que possuía uma quitanda e algumas economias com quem João Romão passa a viver. Com o dinheiro de Bertoleza, o português compra algumas terras, aumentando seu patrimônio e forja uma carta de alforria para sua companheira. Com o decorrer do tempo, João Romão começa a construir casas (verdadeiros cubículos!) que passam a compor um movimentado cortiço ao lado do qual vem morar outro português, o Miranda, de classe média alta, cuja mulher leva vida irregular. Miranda não gosta nem um pouco da proximidade com o cortiço onde moram os mais variados tipos: brancos, pretos, mulatos, lavadeiras, malandros, assassinos, vadios, benzedeiras, etc., dentre os quais se destacam: Machona, lavadeira escandalosa; Alexandre, mulato antipático; Pombinha, moça boa que acaba por se prostituir; Rita Baiana, mulata faceira; Firmo, malandro valentão; Jerônimo e sua mulher, e outros mais. No cortiço há várias festas. Nelas, Rita Baiana, provocante e sensual, enlouquece a todos os homens causando brigas que culminam numa verdadeira “guerra” entre o cortiço de João Romão ("Cabeça-de-gato") e o cortiço vizinho (“Carapicus”). Porém, um incêndio em vários barracos do “Cabeça-de-gato” põe fim à briga coletiva. João Romão, agora endinheirado, reconstrói o cortiço e decide casar-se com Zulmira, filha de seu vizinho Miranda. Só há uma dificuldade: Bertoleza. João Romão tem um plano para livrar-se dela: denuncia aos antigos proprietários da escrava seu atual paradeiro. A escrava, com a chegada da polícia, compreende o que estava acontecendo e corta o ventre com a faca com que preparava a refeição de João Romão, morrendo diante de seus olhos. Ironicamente, abolicionistas aguardam na sala de João Romão para entregar-lhe um título de benfeitor benemérito.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
O Naturalismo no Brasil
Após o movimento do Realismo, que se limitava a retratar o homem em interação com o seu meio social, surge no Brasil o Naturalismo, que tinha como principal característica o emprego de temas voltados para a análise do comportamento patológico do ser humano. Essa nova escola literária baseava-se na observação fiel e científica da realidade, de forma bastante objetiva e detalhada, e também na experiência do indivíduo que, para os autores, era determinada pelo seu ambiente e hereditariedade. O Naturalismo surgiu no Brasil com a publicação da obra “O Mulato” do maranhense Aluísio Azevedo, publicada em 1881.
Considerado por muitos como o início do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin no Brasil, o movimento ficou bastante conhecido por explorar temas nunca antes trabalhados como a homossexualidade, o incesto, o desequilíbrio e a loucura. Influenciados pelas ideias, não só de Darwin como também de Hippolyte Taine, Émile Zola e Auguste Comte, os autores naturalistas passaram a retratar em seus personagens traços de natureza animal, desde impulsos sexuais à comportamentos desregrados e instintivos. Além de Azevedo, foram representantes do movimento no Brasil: Eça de Queiroz, Horácio de Carvalho, Inglês de Souza, Julio Ribeiro, Adolfo Caminha, Emília Bandeira de Melo, Pápi Júnior, Rodolfo Teófilo, entre outros
O Realismo
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objectivo.
Características
As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, assim como a fuga da realidade e o escapismo. Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo.
Subjetivismo
O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa.
Com plena liberdade de criar, o artista romântico não se acanha em expor suas emoções pessoais, em fazer delas a temática sempre retomada em sua obra. O eu é o foco principal do subjetivismo, o eu é egoísta, forma de expressar seus sentimentos.
Idealização
Empolgado pela imaginação, o autor idealiza temas, exagerando em algumas de suas características. Dessa forma, a mulher é uma virgem frágil, o índio é um herói nacional, e a pátria sempre perfeita. Essa característica é marcada por descrições minuciosas e muitos adjetivos.
Sentimentalismo
Praticamente todos os poemas românticos apresentam sentimentalismo já que essa escola literária é movida através da emoção, sendo as mais comuns a saudade, a tristeza e a desilusão. Os poemas expressam o sentimento do poeta, suas emoções e são como o relato sobre uma vida.
O romântico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos. E acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo.
Egocentrismo
Como o nome já diz, é a colocação do ego no centro de tudo. Vários artistas românticos colocam, em seus poemas e textos, os seus sentimentos acima de tudo, destacando-os no texto. Pode-se dizer, talvez, que o egocentrismo é um subjetivismo exagerado.
Natureza interagindo com o eu lírico
A natureza, no Romantismo, expressa aquilo que o eu-lírico está sentindo no momento narrado. A natureza pode estar presente desde as estações do ano, como formas de passagens, à tempestades, ou dias de muito sol.
Grotesco e sublime
Há a fusão do belo e do feio, diferentemente do arcadismo que visa a idealização do personagem principal, tornando-o a imagem da perfeição. Como exemplo, temos o conto de A Bela e a Fera, no qual uma jovem idealizada, se apaixona por uma criatura horrenda.
Medievalismo
Alguns românticos se interessavam pela origem de seu povo, de sua língua e de seu próprio país. Na Europa, eles acharam no cavaleiro fiel à pátria um ótimo modo de retratar as culturas de seu país. Esses poemas se passam em eras medievais e retratavam grandes guerras e batalhas.
Indianismo
É o medievalismo "adaptado" ao Brasil. Como os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o índio como o ícone para a origem nacional e o colocam como um herói. O indianismo resgatava o ideal do "bom selvagem" (Jean-Jacques Rousseau), segundo o qual a sociedade corrompe o homem e o homem perfeito seria o índio, que não tinha nenhum contato com a sociedade européia.
Byronismo
Inspirado na vida e na obra de Lord Byron, poeta inglês. Estilo de vida boêmio, voltado para vícios, bebida, fumo e sexo, podendo estar representado no personagem ou na própria vida do autor romântico. O byronismo é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia.
A primeira geração (nacionalista–indianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poéticos e Saudades. Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro.
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objectivo.
Características
As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, assim como a fuga da realidade e o escapismo. Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo.
Subjetivismo
O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa.
Com plena liberdade de criar, o artista romântico não se acanha em expor suas emoções pessoais, em fazer delas a temática sempre retomada em sua obra. O eu é o foco principal do subjetivismo, o eu é egoísta, forma de expressar seus sentimentos.
Idealização
Empolgado pela imaginação, o autor idealiza temas, exagerando em algumas de suas características. Dessa forma, a mulher é uma virgem frágil, o índio é um herói nacional, e a pátria sempre perfeita. Essa característica é marcada por descrições minuciosas e muitos adjetivos.
Sentimentalismo
Praticamente todos os poemas românticos apresentam sentimentalismo já que essa escola literária é movida através da emoção, sendo as mais comuns a saudade, a tristeza e a desilusão. Os poemas expressam o sentimento do poeta, suas emoções e são como o relato sobre uma vida.
O romântico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos. E acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo.
Egocentrismo
Como o nome já diz, é a colocação do ego no centro de tudo. Vários artistas românticos colocam, em seus poemas e textos, os seus sentimentos acima de tudo, destacando-os no texto. Pode-se dizer, talvez, que o egocentrismo é um subjetivismo exagerado.
Natureza interagindo com o eu lírico
A natureza, no Romantismo, expressa aquilo que o eu-lírico está sentindo no momento narrado. A natureza pode estar presente desde as estações do ano, como formas de passagens, à tempestades, ou dias de muito sol.
Grotesco e sublime
Há a fusão do belo e do feio, diferentemente do arcadismo que visa a idealização do personagem principal, tornando-o a imagem da perfeição. Como exemplo, temos o conto de A Bela e a Fera, no qual uma jovem idealizada, se apaixona por uma criatura horrenda.
Medievalismo
Alguns românticos se interessavam pela origem de seu povo, de sua língua e de seu próprio país. Na Europa, eles acharam no cavaleiro fiel à pátria um ótimo modo de retratar as culturas de seu país. Esses poemas se passam em eras medievais e retratavam grandes guerras e batalhas.
Indianismo
É o medievalismo "adaptado" ao Brasil. Como os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o índio como o ícone para a origem nacional e o colocam como um herói. O indianismo resgatava o ideal do "bom selvagem" (Jean-Jacques Rousseau), segundo o qual a sociedade corrompe o homem e o homem perfeito seria o índio, que não tinha nenhum contato com a sociedade européia.
Byronismo
Inspirado na vida e na obra de Lord Byron, poeta inglês. Estilo de vida boêmio, voltado para vícios, bebida, fumo e sexo, podendo estar representado no personagem ou na própria vida do autor romântico. O byronismo é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia.
A primeira geração (nacionalista–indianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poéticos e Saudades. Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro.
Dom Casmurro
Dom Casmurro", de Machado de Assis, teve sua primeira edição lançada em 1900. O livro pode ser compreendido como a autopsicanálise de Bento Santiago, que viveu uma história de amor com final trágico. Emotivamente, encontra-se mutilado, pois acredita ter sido traído pela esposa, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar.
Muitos anos após a morte dos dois, decidiu escrever um livro para se livrar dos fantasmas do passado, demonstrando definitivamente que não errou na atitude que tomou em relação à mulher e ao filho. A ação se passa aproximadamente entre 1857 e 1875, embora o livro tenha sido escrito na década de 1890.
Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias. Na casa ao lado, vivia Capitolina (Capitu), filha de Pádua e Fortunata. Ao contrário da família de Bentinho, os pais de Capitu são pobres. Mesmo assim, os meninos conviveram como amigos.
Muitos anos após a morte dos dois, decidiu escrever um livro para se livrar dos fantasmas do passado, demonstrando definitivamente que não errou na atitude que tomou em relação à mulher e ao filho. A ação se passa aproximadamente entre 1857 e 1875, embora o livro tenha sido escrito na década de 1890.
Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias. Na casa ao lado, vivia Capitolina (Capitu), filha de Pádua e Fortunata. Ao contrário da família de Bentinho, os pais de Capitu são pobres. Mesmo assim, os meninos conviveram como amigos.
À força no seminário
Quando Bentinho completou 15 anos, José Dias lembrou dona Glória da promessa por ela feita de enviar o filho para o seminário. Na verdade, procurava alertá-la para o perigo de envolvimento amoroso do menino com a vizinha. Mas Bentinho e Capitu já estavam apaixonados.
De qualquer modo, foram separados pelo seminário, Bentinho tornou-se amigo de Escobar, outro seminarista sem vocação. Posteriormente, com a ajuda do mesmo José Dias e de Escobar, Bentinho conseguiu fazer a mãe desistir da promessa de torná-lo padre. Foi para São Paulo e formou-se em direito. Depois, voltou para o Rio e casou-se com Capitu. Escobar, por sua vez, casou-se com uma amiga dela, Sancha.
De qualquer modo, foram separados pelo seminário, Bentinho tornou-se amigo de Escobar, outro seminarista sem vocação. Posteriormente, com a ajuda do mesmo José Dias e de Escobar, Bentinho conseguiu fazer a mãe desistir da promessa de torná-lo padre. Foi para São Paulo e formou-se em direito. Depois, voltou para o Rio e casou-se com Capitu. Escobar, por sua vez, casou-se com uma amiga dela, Sancha.
De quem é esse filho?
Os dois casais eram felizes e se tornaram muito amigos. Contudo, Bentinho e Capitu sentiam-se contrariados por não terem filhos. Dois anos mais tarde, nasceu um menino, chamado de Ezequiel. O menino crescia e Bentinho, sempre inseguro e ciumento, via nele a cara de Escobar. A partir de então, a amizade de Escobar por Capitu passou a alimentar as dúvidas de Bentinho.
Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela. Mandou-a para a Suíça com o filho, onde ela morreria. Adulto, Ezequiel voltou ao Brasil, mas Bento não conseguia ver nele senão o retrato de Escobar.
Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela. Mandou-a para a Suíça com o filho, onde ela morreria. Adulto, Ezequiel voltou ao Brasil, mas Bento não conseguia ver nele senão o retrato de Escobar.
Ajustando as contas com o passado
Formado em arqueologia, Ezequiel partiu para o Egito, morrendo em Jerusalém. Solitário e angustiado, Bentinho passou a viver para o passado. Procurava reinterpreta-lo, construindo no Engenho Novo uma casa idêntica à de Matacavalos. Em seguida pôs-se a escrever sua autobiografia, para convencer-se da traição da mulher e para provar ao mundo que não agira mal ao recusar Ezequiel.
Como bem ressalta o crítico literário Ivan Teixeira: "Até hoje, a maioria das pessoas só tem se preocupado em ressaltar a ambiguidade e dissimulação de Capitu, porque isso é o que Bentinho diz dela. Não se pode esquecer, porém, que 'Dom Casmurro' é um retrato de mulher feito pelo marido. Vem daí que aquela a ambiguidade depende da maneira com que o marido a vê. E, além disso, sendo um retrato moral, jamais poderia ser preciso."
Como bem ressalta o crítico literário Ivan Teixeira: "Até hoje, a maioria das pessoas só tem se preocupado em ressaltar a ambiguidade e dissimulação de Capitu, porque isso é o que Bentinho diz dela. Não se pode esquecer, porém, que 'Dom Casmurro' é um retrato de mulher feito pelo marido. Vem daí que aquela a ambiguidade depende da maneira com que o marido a vê. E, além disso, sendo um retrato moral, jamais poderia ser preciso."
Causa e perspectiva
Qual seria a motivação desse retrato? Bentinho precisava dessa justificativa para si mesmo, por não dispor de nenhuma prova concreta contra Capitu, a não ser a suposta semelhança entre seu filho e Escobar. Suposta, pois se trata da versão que o próprio Bentinho dá aos fatos.
Todos os personagens só se tornam conhecidos do leitor pela sua perspectiva. Esse é o grande lance da obra: a escolha certa do foco narrativo. Mais uma vez citando Ivan Teixeira: "Ao inventar um narrador problemático, o romancista descobriu a chave para a densidade psicológica do romance e também para o seu efeito estético".
Todos os personagens só se tornam conhecidos do leitor pela sua perspectiva. Esse é o grande lance da obra: a escolha certa do foco narrativo. Mais uma vez citando Ivan Teixeira: "Ao inventar um narrador problemático, o romancista descobriu a chave para a densidade psicológica do romance e também para o seu efeito estético".
A moreninha
O dia de Sant'Ana se aproxima e o estudante de medicina, Filipe, convida seus colegas: Leopoldo, Fabrício e Augusto para a comemoração na ilha, onde mora sua avó, D.Ana, de 60 anos. Os alegres estudantes aceitam o convite com entusiasmo, exceto Augusto. Filipe, para atraí-lo à ilha, faz referência ao baile de domingo, em que estarão presentes suas primas: a pálida, Joana, de 17 anos, Joaquina, loira de 16 e sua irmã, D.Carolina, uma moreninha de 15.
Augusto acaba concordando, mas adverte sobre sua inconstância no amor, dizendo jamais se ocupar de uma mesma moça durante 15 dias. Os rapazes apostam que o amigo ficará apaixonado durante 15 dias por uma única mulher. Se isso ocorrer, terá de escrever um romance, caso contrário, Filipe o escreverá, narrando a inconstância.
Antes da partida, Fabrício envia uma carta a Augusto, pedindo-lhe ajuda para se livrar da namorada, a prima feia e pálida de Filipe, Joana. Durante a estadia, Augusto deve persegui-la e, Fabrício, fingindo ciúmes, termina o romance. Ao se encontrarem na ilha, o colega nega o auxílio e, à hora do jantar, Fabrício torna pública a inconstância amorosa do amigo.
Mais tarde, Augusto conta a D.Ana que seu coração já tem dono; uma menina que, por acaso, encontrou aos 13 anos, numa praia. Nesse dia, auxiliam a família de um pobre moribundo que lhes dá um breve como sinal de eterno amor; o da menina contém o camafeu de Augusto e o dele o botão de esmeralda da garota. O rapaz não a esquece e, como não sabe seu nome, passa a tratá-la por minha mulher. Enquanto narra a história, pressente que alguém o está escutando. Avista à distância a irmã de Filipe, um sucesso entre os rapazes, em especial, Fabrício, apaixonado pelos gestos e peraltices da doce Moreninha.
Chegada a hora das despedidas, Augusto não consegue pensar em outra coisa senão em D.Carolina. Recorda-se da meiguice da menina, quando esta lavava os pés da escrava, que passou mal na ilha por ter bebido além da conta. Retorna no domingo, acertando novo encontro para o final da semana. A Moreninha corresponde a todos os galanteios, ansiando pela volta. Contudo o pai do rapaz, ao visitá-lo, resolve impedir o retorno à ilha; quer vê-lo estudando, trancado no quarto.
Augusto fica tão abatido que, durante a semana, não consegue deixar o leito, sendo necessária a presença de um médico. Na ilha, a Moreninha, inconformada, se desespera até saber que o rapaz está doente. No domingo, coloca-se no rochedo, esperando o barco, enquanto canta a balada da índia Ahy sobre o amor da nativa pelo índio Aiotin. Na canção, a bela índia tamoia de 15 anos narra que o amado, vindo à ilha para caçar, jamais nota sua presença, mesmo quando lhe recolhe as aves abatidas ou refresca a fronte do guerreiro, adormecido na gruta. Tudo isso retira a alegria de viver da menina que, cansada de ser ignorada, chora sobre o rochedo, formando uma fonte. O índio, dormindo na gruta, acaba bebendo as lágrimas da jovem e passa, primeiro a percebê-la no rochedo, depois a ouvir seu canto e, finalmente, quando bebe da fonte, por ela se apaixona. Um velho frade português traduz a canção de Ahy para a nossa língua, compondo a balada que a Moreninha canta.
De repente, Carolina localiza Augusto e o pai no barco que se aproxima da ilha. D.Ana convida-os para o almoço e a Moreninha, pedida em casamento, dá um prazo de meia hora para dar a resposta, indo para a gruta do jardim, onde há a fonte de Ahy. O rapaz pergunta se deseja consultar a fonte, mas D.Ana, certa da resposta, pergunta-lhe se não deseja, também, refletir no jardim e ele parte imediatamente.
encontra a menina que, cruelmente , lhe recorda a promessa feita, na infância, junto ao leito do moribundo. Censura-o por faltar ao amor daquela a quem chama de sua mulher. Angustiado, o rapaz a contesta, afirmando se tratar de um juramento feito na infância e de desconhecer o paradeiro da menina. A Moreninha diz que incentivou seu amor por vaidade de moça e por saber de sua inconstância. Lutou para conquistá-lo e deseja saber, agora, quem ganhou, o homem ou a mulher. Augusto responde que a beleza. Carolina conta ter ouvido a história narrada a D.Ana e insiste no cumprimento da promessa.O rapaz desesperado, prefere fugir da ilha, abandonar a cidade e o país. Mesmo que encontrasse a menina, lhe pediria perdão por ter se apaixonado por outra. Repentinamente, arranca de debaixo da camisa o breve com a esmeralda para espanto da Moreninha
Augusto acaba concordando, mas adverte sobre sua inconstância no amor, dizendo jamais se ocupar de uma mesma moça durante 15 dias. Os rapazes apostam que o amigo ficará apaixonado durante 15 dias por uma única mulher. Se isso ocorrer, terá de escrever um romance, caso contrário, Filipe o escreverá, narrando a inconstância.
Antes da partida, Fabrício envia uma carta a Augusto, pedindo-lhe ajuda para se livrar da namorada, a prima feia e pálida de Filipe, Joana. Durante a estadia, Augusto deve persegui-la e, Fabrício, fingindo ciúmes, termina o romance. Ao se encontrarem na ilha, o colega nega o auxílio e, à hora do jantar, Fabrício torna pública a inconstância amorosa do amigo.
Mais tarde, Augusto conta a D.Ana que seu coração já tem dono; uma menina que, por acaso, encontrou aos 13 anos, numa praia. Nesse dia, auxiliam a família de um pobre moribundo que lhes dá um breve como sinal de eterno amor; o da menina contém o camafeu de Augusto e o dele o botão de esmeralda da garota. O rapaz não a esquece e, como não sabe seu nome, passa a tratá-la por minha mulher. Enquanto narra a história, pressente que alguém o está escutando. Avista à distância a irmã de Filipe, um sucesso entre os rapazes, em especial, Fabrício, apaixonado pelos gestos e peraltices da doce Moreninha.
Chegada a hora das despedidas, Augusto não consegue pensar em outra coisa senão em D.Carolina. Recorda-se da meiguice da menina, quando esta lavava os pés da escrava, que passou mal na ilha por ter bebido além da conta. Retorna no domingo, acertando novo encontro para o final da semana. A Moreninha corresponde a todos os galanteios, ansiando pela volta. Contudo o pai do rapaz, ao visitá-lo, resolve impedir o retorno à ilha; quer vê-lo estudando, trancado no quarto.
Augusto fica tão abatido que, durante a semana, não consegue deixar o leito, sendo necessária a presença de um médico. Na ilha, a Moreninha, inconformada, se desespera até saber que o rapaz está doente. No domingo, coloca-se no rochedo, esperando o barco, enquanto canta a balada da índia Ahy sobre o amor da nativa pelo índio Aiotin. Na canção, a bela índia tamoia de 15 anos narra que o amado, vindo à ilha para caçar, jamais nota sua presença, mesmo quando lhe recolhe as aves abatidas ou refresca a fronte do guerreiro, adormecido na gruta. Tudo isso retira a alegria de viver da menina que, cansada de ser ignorada, chora sobre o rochedo, formando uma fonte. O índio, dormindo na gruta, acaba bebendo as lágrimas da jovem e passa, primeiro a percebê-la no rochedo, depois a ouvir seu canto e, finalmente, quando bebe da fonte, por ela se apaixona. Um velho frade português traduz a canção de Ahy para a nossa língua, compondo a balada que a Moreninha canta.
De repente, Carolina localiza Augusto e o pai no barco que se aproxima da ilha. D.Ana convida-os para o almoço e a Moreninha, pedida em casamento, dá um prazo de meia hora para dar a resposta, indo para a gruta do jardim, onde há a fonte de Ahy. O rapaz pergunta se deseja consultar a fonte, mas D.Ana, certa da resposta, pergunta-lhe se não deseja, também, refletir no jardim e ele parte imediatamente.
encontra a menina que, cruelmente , lhe recorda a promessa feita, na infância, junto ao leito do moribundo. Censura-o por faltar ao amor daquela a quem chama de sua mulher. Angustiado, o rapaz a contesta, afirmando se tratar de um juramento feito na infância e de desconhecer o paradeiro da menina. A Moreninha diz que incentivou seu amor por vaidade de moça e por saber de sua inconstância. Lutou para conquistá-lo e deseja saber, agora, quem ganhou, o homem ou a mulher. Augusto responde que a beleza. Carolina conta ter ouvido a história narrada a D.Ana e insiste no cumprimento da promessa.O rapaz desesperado, prefere fugir da ilha, abandonar a cidade e o país. Mesmo que encontrasse a menina, lhe pediria perdão por ter se apaixonado por outra. Repentinamente, arranca de debaixo da camisa o breve com a esmeralda para espanto da Moreninha
O casal chora pateticamente, Carolina pede a Augusto para procurar 'sua mulher' e lhe explicar o ocorrido e, só, então, retornar. Ele concorda, mas não sabe onde ela está. A Moreninha diz que, certa vez, também, ajudou a um moribundo e sua família, recebendo pelos préstimos um breve, contendo uma pedra que daria o que se deseja a quem o possuísse. Passa o breve ao rapaz, para ajudá-lo na busca, pedindo que o descosa e retire a relíquia. Rapidamente, ele o desfaz e dando com seu camafeu, atira-se aos pés da amada. D.Ana e o pai de Augusto entram na gruta, encontrando-o de joelhos, beijando os pés de Carolina, perguntam o que está ocorrendo.
A menina responde que são velhos conhecidos, enquanto o moço repete que encontrou sua mulher.
Filipe, Fabrício e Leopoldo retornam à ilha para as preparações do casamento e, recordando que um mês havia se passado, lembram a Augusto do romance e ele lhes responde já tê-lo escrito e que se intitula A Moreninha
Filipe, Fabrício e Leopoldo retornam à ilha para as preparações do casamento e, recordando que um mês havia se passado, lembram a Augusto do romance e ele lhes responde já tê-lo escrito e que se intitula A Moreninha
Crime do Padre Amaro
Primeiro grande romance de Eça de Queirós, O Crime do Padre Amaro tem por alvo a crítica à sociedade portuguesa por meio da análise de duas constantes: o anticlericalismo e o provincianismo.
Essa obra tornou-se o marco do Naturalismo na Literatura Portuguesa e, como naturalista, o escritor defende a ideia de que o homem é fruto do meio em que vive, da origem hereditária que carrega e do momento histórico em que vive.
Esse determinismo é responsável pelo amoldamento do caráter do homem e é nesse contexto que se insere o protagonista Amaro Vieira, filho de criada e que após a morte dos pais foi adotado pela rica marquesa de Alegros. Tem sua educação voltada para o sacerdócio, embora não apresentasse vocação alguma para exercê-lo. Após ordenado, é nomeado pároco da pequena vila de Leiria e lá encontra Amélia, filha de Sá Joaneira, concubina do cônego Dias. Convivendo em um ambiente amoral, entre carolas e padres corrompidos, Amélia facilmente se deixa seduzir pelo padre Amaro.
Não há personagens livres da crítica ferina de Eça de Queirós, tanto no meio eclesiástico quanto no círculo de "amizades" e "devotas" que rodeia os padres. Quase todos os personagens são apresentados de forma sarcástica, irônica e crítica, sendo raras as exceções.
O romance de Amaro e Amélia vem à tona quando João Eduardo, noivo de Amélia, enciumado com as atenções que a moça vem dando ao padre, escreve um comunicado no jornal da pequena província, criticando as relações amorosas e pecaminosas dos padres que rompem com a promessa de celibato. O artigo provoca grande polêmica, e Amélia rompe o noivado para tornar-se exclusivamente amante do padre Amaro.
Grávida, Amélia vive enclausurada e recebe o apoio de um espírito generoso, o abade Ferrão. Após dar à luz, a personagem morre e seu filho é levado por uma "tecedeira de anjos". A criança desaparece de forma estranha e é dada como morta, apesar de ser aparentemente saudável. Embora tenha tido um ligeiro remorso, Amaro segue sua carreira, cuidando para ser mais cauteloso em suas aventuras.
As críticas de Eça de Queirós são dirigidas não só ao provincianismo de Leiria, mas a todo Portugal que, de certa forma e na visão do escritor, permanece aquém do desempenho de outros países europeus.
Essa obra tornou-se o marco do Naturalismo na Literatura Portuguesa e, como naturalista, o escritor defende a ideia de que o homem é fruto do meio em que vive, da origem hereditária que carrega e do momento histórico em que vive.
Esse determinismo é responsável pelo amoldamento do caráter do homem e é nesse contexto que se insere o protagonista Amaro Vieira, filho de criada e que após a morte dos pais foi adotado pela rica marquesa de Alegros. Tem sua educação voltada para o sacerdócio, embora não apresentasse vocação alguma para exercê-lo. Após ordenado, é nomeado pároco da pequena vila de Leiria e lá encontra Amélia, filha de Sá Joaneira, concubina do cônego Dias. Convivendo em um ambiente amoral, entre carolas e padres corrompidos, Amélia facilmente se deixa seduzir pelo padre Amaro.
Não há personagens livres da crítica ferina de Eça de Queirós, tanto no meio eclesiástico quanto no círculo de "amizades" e "devotas" que rodeia os padres. Quase todos os personagens são apresentados de forma sarcástica, irônica e crítica, sendo raras as exceções.
O romance de Amaro e Amélia vem à tona quando João Eduardo, noivo de Amélia, enciumado com as atenções que a moça vem dando ao padre, escreve um comunicado no jornal da pequena província, criticando as relações amorosas e pecaminosas dos padres que rompem com a promessa de celibato. O artigo provoca grande polêmica, e Amélia rompe o noivado para tornar-se exclusivamente amante do padre Amaro.
Grávida, Amélia vive enclausurada e recebe o apoio de um espírito generoso, o abade Ferrão. Após dar à luz, a personagem morre e seu filho é levado por uma "tecedeira de anjos". A criança desaparece de forma estranha e é dada como morta, apesar de ser aparentemente saudável. Embora tenha tido um ligeiro remorso, Amaro segue sua carreira, cuidando para ser mais cauteloso em suas aventuras.
As críticas de Eça de Queirós são dirigidas não só ao provincianismo de Leiria, mas a todo Portugal que, de certa forma e na visão do escritor, permanece aquém do desempenho de outros países europeus.
O PRIMO BASÍLIO-EÇA DE QUEIRÓS
°A posição final de jorge diante da traição da esposa é coerente com o seu pronunciamento inicial?comente o comportamento de jorge
A posição final de jorge foi totalmente diferente da inicial, n o começo a opinião dele de matar e de não ter perdão depois do ocorrido ele perdoa e cuida dela até seu ultimo momento.
A posição final de jorge foi totalmente diferente da inicial, n o começo a opinião dele de matar e de não ter perdão depois do ocorrido ele perdoa e cuida dela até seu ultimo momento.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Memorias de um Sargento de Milicias
Por ser originariamente um folhetim, publicado semanalmente, o enredo necessitava prender a atenção do leitor, com capítulos curtos e até certo ponto independentes, em geral contendo um episódio completo. A trama, por isso, é complexa, formada de histórias que se sucedem e nem sempre se relacionam por causa e efeito.
“Filho de uma pisadela e de um beliscão” (referência à maneira como seus pais flertaram, ao se conhecer no navio que os conduz de Portugal ao Brasil), o pequeno Leonardo é uma criança intratável, que parece prever as dificuldades que irá enfrentar. E não são poucas: abandonado pela mãe, que foge para Portugal com um capitão de navio, é igualmente abandonado pelo pai, mas encontra no padrinho seu protetor. Esse é dono de uma barbearia e tem guardada boa soma em dinheiro.
A origem pouco digna desse capital – o barbeiro desviou a herança que um capitão moribundo deixara à sobrinha – só será revelada posteriormente. A fórmula “arranjei-me” sintetiza, no romance, a explicação dada pelo barbeiro para a posse do dinheiro. O autor acaba por dizer que muitos “arranjei-me”, equivalentes ao atual “jeitinho brasileiro”, se explicam assim, e estende essa representação de sua história a toda a sociedade da época.
As aventuras e desventuras de Leonardo, que o autor faz desfilar diante dos leitores com dinamismo, conduzem o protagonista a apuros dos quais ele sempre se salva, graças a seus protetores. Leonardo é um personagem fixo no romance, suas características básicas não mudam.
A história se passa no começo do século XIX, ocasião em que a família real portuguesa se refugiou no Brasil. Por isso, o romance tem início com a expressão “Era no tempo do rei”, referindo-se ao rei português dom João VI. Essa fórmula também faz referência – e isso é mais relevante para entender a estrutura do romance – aos inícios dos contos de fada: “Era uma vez...”
“Filho de uma pisadela e de um beliscão” (referência à maneira como seus pais flertaram, ao se conhecer no navio que os conduz de Portugal ao Brasil), o pequeno Leonardo é uma criança intratável, que parece prever as dificuldades que irá enfrentar. E não são poucas: abandonado pela mãe, que foge para Portugal com um capitão de navio, é igualmente abandonado pelo pai, mas encontra no padrinho seu protetor. Esse é dono de uma barbearia e tem guardada boa soma em dinheiro.
A origem pouco digna desse capital – o barbeiro desviou a herança que um capitão moribundo deixara à sobrinha – só será revelada posteriormente. A fórmula “arranjei-me” sintetiza, no romance, a explicação dada pelo barbeiro para a posse do dinheiro. O autor acaba por dizer que muitos “arranjei-me”, equivalentes ao atual “jeitinho brasileiro”, se explicam assim, e estende essa representação de sua história a toda a sociedade da época.
As aventuras e desventuras de Leonardo, que o autor faz desfilar diante dos leitores com dinamismo, conduzem o protagonista a apuros dos quais ele sempre se salva, graças a seus protetores. Leonardo é um personagem fixo no romance, suas características básicas não mudam.
A história se passa no começo do século XIX, ocasião em que a família real portuguesa se refugiou no Brasil. Por isso, o romance tem início com a expressão “Era no tempo do rei”, referindo-se ao rei português dom João VI. Essa fórmula também faz referência – e isso é mais relevante para entender a estrutura do romance – aos inícios dos contos de fada: “Era uma vez...”
Iracema
Título: lracema Ano: 1865
Autor: José de Alencar
Gênero Literário: Romance Movimento Literário: Romantismo
Em guarani, ira significa mel; tembe é a palavra para lábios. Chamada por seus irmãos de "virgem dos lábios de mel", Iracema era de urna beleza incomparável. A descrição da virgem de Alencar faz sonhar os homens e suspirar de inveja as mulheres. Os cabelos eram lisos, longos e negros. "Mais negros que as asas da graúna", pássaro preto bastante comum nas florestas e pastos brasileiros. "Mais longos que seu talhe de palmeira", pois a selvagem era esguia e flexível corno a vegetação mais típica do litoral cearense onde morava. Além disso, seu sorriso era doce como um favo de mel, e seu hálito era perfumado corno a baunilha.
Com urna índia assim, não houve jeito: tão logo a viu correndo pelas matas, o guerreiro português Martim se apaixonou por ela perdidamente. Era a época da colonização, e os portugueses atravessavam os mares em caravelas para conquistar seu espaço na América. Ocorre, porém, que Iracema era uma índia especial em sua tribo. Em vez de se casar, corno as outras, ela havia sido escolhida por seus irmãos tabajaras corno guardiã do segredo da jurema e fabricava para o pajé a bebida de Tupã, distribuída entre os guerreiros nos rituais religiosos. Para manter-se pura, Iracema devia permanecer virgem.
Começa aí uma história de amor e de guerra, em que portugueses lutam contra indígenas, em que tribos inimigas se destroem. Qual será o resultado desse choque entre culturas e ideologias tão diferentes? Ainda hoje, na praia de Mucuripe, em Fortaleza, existe a estátua de Iracema. Terá ela existido'! Ou não? Entre nessa aventura e descubra os segredos da "virgem dos lábios de mel".
Autor: José de Alencar
Gênero Literário: Romance Movimento Literário: Romantismo
Em guarani, ira significa mel; tembe é a palavra para lábios. Chamada por seus irmãos de "virgem dos lábios de mel", Iracema era de urna beleza incomparável. A descrição da virgem de Alencar faz sonhar os homens e suspirar de inveja as mulheres. Os cabelos eram lisos, longos e negros. "Mais negros que as asas da graúna", pássaro preto bastante comum nas florestas e pastos brasileiros. "Mais longos que seu talhe de palmeira", pois a selvagem era esguia e flexível corno a vegetação mais típica do litoral cearense onde morava. Além disso, seu sorriso era doce como um favo de mel, e seu hálito era perfumado corno a baunilha.
Com urna índia assim, não houve jeito: tão logo a viu correndo pelas matas, o guerreiro português Martim se apaixonou por ela perdidamente. Era a época da colonização, e os portugueses atravessavam os mares em caravelas para conquistar seu espaço na América. Ocorre, porém, que Iracema era uma índia especial em sua tribo. Em vez de se casar, corno as outras, ela havia sido escolhida por seus irmãos tabajaras corno guardiã do segredo da jurema e fabricava para o pajé a bebida de Tupã, distribuída entre os guerreiros nos rituais religiosos. Para manter-se pura, Iracema devia permanecer virgem.
Começa aí uma história de amor e de guerra, em que portugueses lutam contra indígenas, em que tribos inimigas se destroem. Qual será o resultado desse choque entre culturas e ideologias tão diferentes? Ainda hoje, na praia de Mucuripe, em Fortaleza, existe a estátua de Iracema. Terá ela existido'! Ou não? Entre nessa aventura e descubra os segredos da "virgem dos lábios de mel".
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
GRAVIDEZ PRECOCE99,4% das adolescentes conhecem a camisinha
As duas pesquisas realizadas no Caism (Centro de Atenção Integral à Mulher), da Unicamp, mostram que as adolescentes brasileiras têm informação sobre os riscos do sexo sem preservativo ou métodos de controle de gravidez, mas não utilizam essa informação.
Na primeira pesquisa, feita entre 1978 e 1979, 91% das adolescentes entrevistadas afirmaram que conheciam a pílula anticoncepcional e 12%, o preservativo. Hoje, de acordo com os dados da nova pesquisa, 98% das adolescentes sabem da existência da pílula e 99,4% já ouviram falar ou conhecem a camisinha.
Na pesquisa que está sendo feita pelo ginecologista e obstetra Márcio Belo, como tese de mestrado, orientada pelo diretor do Departamento de Tocoginecologia do Caism, João Luiz Pinto e Silva, que coordenou a primeira pesquisa na década de 80, foram entrevistadas entre outubro de 1999 a agosto de 2000, 156 adolescentes que procuraram atendimento no Ambulatório de Pré-Natal de Adolescentes da universidade.
Em 1978/79 foram entrevistadas 122 garotas com idade entre 10 e 19 anos. Nas duas pesquisas as entrevistadas são de classe média baixa, público alvo do centro de atendimento da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Ao mesmo tempo em que o conhecimento aumentou, o número de adolescentes que referiram-se à gravidez como indesejável caiu. Na primeira pesquisa, 52,5% declararam a gravidez indesejada. Hoje, 24,5% das adolescentes afirmam que não desejavam ter os filhos.
Esses números de gravidez indesejada serão objeto de estudo científico. "Ainda temos que analisar a condição atual da adolescente grávida. Temos que ter em mente que elas já estão grávidas, e que as respostas podem ser influenciadas por uma série de fatores", observa Silva.
A baixa escolaridade também é apontada nas pesquisas como incentivo à gravidez na adolescência. Dentre as entrevistadas da pesquisa atual, os pais de 5,1% são analfabetos e de 57% têm apenas o ensino fundamental. Entre as mães das adolescentes o analfabetismo chega a 10,3% contra 71,1% com ensino fundamental.

Na primeira pesquisa, feita entre 1978 e 1979, 91% das adolescentes entrevistadas afirmaram que conheciam a pílula anticoncepcional e 12%, o preservativo. Hoje, de acordo com os dados da nova pesquisa, 98% das adolescentes sabem da existência da pílula e 99,4% já ouviram falar ou conhecem a camisinha.
Na pesquisa que está sendo feita pelo ginecologista e obstetra Márcio Belo, como tese de mestrado, orientada pelo diretor do Departamento de Tocoginecologia do Caism, João Luiz Pinto e Silva, que coordenou a primeira pesquisa na década de 80, foram entrevistadas entre outubro de 1999 a agosto de 2000, 156 adolescentes que procuraram atendimento no Ambulatório de Pré-Natal de Adolescentes da universidade.
Em 1978/79 foram entrevistadas 122 garotas com idade entre 10 e 19 anos. Nas duas pesquisas as entrevistadas são de classe média baixa, público alvo do centro de atendimento da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Ao mesmo tempo em que o conhecimento aumentou, o número de adolescentes que referiram-se à gravidez como indesejável caiu. Na primeira pesquisa, 52,5% declararam a gravidez indesejada. Hoje, 24,5% das adolescentes afirmam que não desejavam ter os filhos.
Esses números de gravidez indesejada serão objeto de estudo científico. "Ainda temos que analisar a condição atual da adolescente grávida. Temos que ter em mente que elas já estão grávidas, e que as respostas podem ser influenciadas por uma série de fatores", observa Silva.
A baixa escolaridade também é apontada nas pesquisas como incentivo à gravidez na adolescência. Dentre as entrevistadas da pesquisa atual, os pais de 5,1% são analfabetos e de 57% têm apenas o ensino fundamental. Entre as mães das adolescentes o analfabetismo chega a 10,3% contra 71,1% com ensino fundamental.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
SIMBOLISMO
SIMBOLISMO
No Brasil, inicia-se em 1893, com a publicação
de
Cruz e Sousa. O surgimento do Simbolismo não significa
o término do Realismo. Na verdade, pode-se
considerar mais uma estética paralela e concomitante
às outras existentes, já comentadas.
Reagindo ao positivismo e ao materialismo da
época, o Simbolismo busca redescobrir e valorizar o
mundo interior do homem. A atitude do poeta é agora
subjetiva, bastante semelhante à dos românticos; porém
os simbolistas vão mais profundamente, chegam
ao subconsciente e ao inconsciente e lá se deparam
com sensações além da explicação lógica. Neste caso,
o leitor de um texto simbolista deve-se deixar levar
pelas sugestões que o poema provoca em vez de
tentar entendê-lo.
Lançado na França de Baudelaire (1821 -
1867), Mallarmé (1842 - 1898) e Verlaine (1844 -
1896) por Jean Moréas (1856 - 1910), em 1866, o antiparnasianismo
é uma tentativa de volta à intimidade
da pessoa, à interiorização do indivíduo. Implanta-se
a supremacia da intuição, a busca do espiritual, do
místico, do subconsciente. Interessam mais os estados
da alma e os anseios de cada um.
Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambos deA alma, o espírito, o infinito, o devaneio, as
nuvens, a loucura, o etéreo, o sonho, as visões das
regiões do além, a morte, a aflição, o abandono, a
penúria de viver, o amor irrealizável, o vício, a oposição
entre corpo e alma, com a libertação desta pela
morte
aprimora-se; há uma busca incansável da musicalidade
das palavras seguindo o tema de Verlaine “A música
acima de tudo”. Analisando os significados da
palavra
simbolistas. O símbolo:
representa, substitui alguma coisa, geralmente
abstrata;
evoca, ou seja, traz algo à lembrança; à imaginação;
pode ter valor mágico ou místico;
são a temática do poema simbolista. A formasímbolo, podemos abstrair algumas características pode admitir mais de uma interpretação.
Desta feita, o texto simbolista apresenta ambigüidade
em que as palavras transcendem o significado;
apela para os sentidos e apresenta a sinestesia que
cria uma relação entre duas percepções pertencentes
a diferentes domínios de sentidos. A linguagem figurada
e a sonoridade expressam o conteúdo do subconsciente
e do inconsciente. São comuns em textos
simbolistas as referências a coisas misteriosas, vagas,
místicas para expressar o conteúdo nebuloso. A musicalidade,
quanto à forma, é reforçada por rimas internas,
ecos e aliterações. As sensações são
reforçadas por sinestesias.
João da
um dos grandes escritores do Simbolismo
universal, juntamente com Mallarmé. Teve vida e obra
marcadas pelo preconceito racial, dificuldades
pessoais (sua esposa enlouqueceu e seus filhos morreram
prematuramente) e a tuberculose. Sua temática
evidencia a dor e o sofrimento do negro, mas evolui
para o ser humano em geral. A sublimação e a anulação
da matéria para a libertação da espiritualidade estão
presentes ao lado de elementos místicos, vagos,
sombrios e nebulosos da realidade; o poeta abandona
o plano material para vincular-se ao caráter metafísico
de sua poesia. A linguagem apresenta símbolos,
jogos de vogais, aliterações, reforçando a sonoridade
e sinestesias.
Em vida, o “Cisne Negro’ ou “Dante Negro”,
como era conhecido, publicou Broquéis, na poesia;
ainda são seus: Faróis, últimos sonetos. Na prosa, há:
Tropos e Fanfarras, Missal e Evocações.
da Costa Guimarães (1870 - 1921) ficou conhecido
como o “solitário de Mariana” (MG).
Misticismo, amor (por Constança, sua noiva morta)
formam o triângulo que caracteriza sua obra. A profunda
religiosidade e devoção pela Virgem Maria são
atestados em Setenário das obras de Nossa Senhora
em que há exagero inclusive na estrutura da obra,
pois são 49 sonetos divididos em 7 grupos de 7 sonetos
cada, sendo os grupos dedicados a cada uma das
7 dores de Nossa Senhora. A morte aparece como único
meio de atingir a sublimação e aproximar-se de
Constança e da Virgem; daí o amor aparecer sempre
espiritualizado.
Publicou também: Câmara ardente, Dona mística,
Kyriale; e, na prosa; Mendigos.
Cruz e Sousa (1861 - 1898) é consideradoAlphonsus de Guimaraens - Afonso HenriquesESTUDO DIRIGIDO
1
Satânia
Olavo Bilac
Nua, de pé, solto o cabelo às costas,
Sorri. Na alcova perfumada e quente,
Pela janela, como um rio enorme
De áureas ondas tranqüilas e impalpáveis,
Profusamente a luz do meio-dia
Entra e se espalha palpitante e viva.
Entra, parte-se em feixes rutilantes,
Aviva as cores das tapeçarias,
Doura os espelhos e os cristais inflama.
Depois, tremendo, como a arfar, desliza
Pelo chão, desenrola-se, e, mais leve,
PARNASIANISMO
PARNASIANISMO
1.
INTRODUÇÃOÉ a manifestação poética do Realismo, embora,
ideologicamente, não mantenha pontos de contato
com ele; mesmo assim, pode ser considerada poesia
anti-romântica. Começou a manifestar-se no final da
década de 1870, sob influência francesa. O termo -
Parnasianismo - relaciona-se ao “Parnassus”, um lugar
mitológico que seria a morada das musas e onde
os artistas buscariam inspiração, os franceses aproveitaram
o nome numa revista literária: Le Parnaisse
Contemporain (o Parnaso contemporâneo), em que
poetas empregariam uma nova maneira de fazer poesia.
É curioso notar que o Parnasianismo só conseguiu
êxito na França e no Brasil.
A “arte pela arte” é um dos princípios deste estilo,
ou seja, a concepção de que a arte deve estar
descompromissada da realidade, procurando atingir,
sobretudo, a perfeição formal. A objetividade temática
surge como negação do sentimentalismo romântico,
buscando atingir a impassibilidade e a
impessoalidade. O universalismo opõe-se ao subjetivismo
decadente, resultando numa poesia carregada
de descrições objetivas, impessoais.
Os parnasianos elegeram a Antigüidade clássica
(a cultura greco-romana) como ponto de referência
à almejada perfeição formal; retoma-se, portanto, o
racionalismo e as formas perfeitas. Surge a poesia de
meditação, filosófica, mas artificial, o gosto por fatos,
paisagens e objetos exóticos, com visão carnal do
amor.
O traço mais característico da poesia parnasiana
é o culto da forma: os sonetos (por apresentarem
forma fixa), versos alexandrinos perfeitos, rimas ricas,
raras, perfeitas, vocabulário incomum, predomínio
da ordem indireta.
No Brasil, considera-se como marco inicial do
Parnasianismo a publicação da obra Fanfarras, de
Teófilo Dias, em 1882. Este estilo prolongou-se até a
Semana de Arte Moderna, em 1922, em que foi combatido
ferozmente pelos modernistas por seu culto
excessivo à forma, quase sem conteúdo, e seu desvinculamento
da realidade.
2.
AUTORESSão os autores: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira
e Raimundo Correia.
a)
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac(1865 - 1918) desde o princípio, buscou a perfeição
formal. É, portanto, o grande representante deste estilo.
Tinha a preocupação de escrever versos alexandrinos
e concluir com “chaves de ouro” seus poemas.
Quanto à temática, é um poeta voltado para a
Antigüidade Clássica, como em Panóplias, A sesta de
Nero, Lendo a Ilíada, entre outros. O lirismo também
se evidencia em Via Láctea, e em “Nel mezzo del
camin”, com seus pleonasmos e inversões. Em “Alma
inquieta e “Viagens”, o poeta cai em temas de
meditação, filosóficos. Há também poemas épicos em
Viagens. E Tarde mostra não só o poeta mais descritivo
e profundamente nacionalista como também
consciente do fim, da proximidade da morte.
Ideologicamente, não se pode atestar militância
política por suas prisões e o “exílio” em Minas
Gerais. Bilac não foge à regra, colocando-se à margem
de questões sócio-políticas; mostrou-se conservador
e nacionalista ao extremo em sua campanha a
favor do serviço militar obrigatório. Mérito há na
campanha pró-alfabetização e evidencia seu amor à
língua em seu poema Língua Portuguesa. É também
o autor da letra do Hino à Bandeira.
b) Antônio Marciano
Alberto de Oliveira(1859 - 1937) sempre permaneceu à margem dos acontecimentos
históricos e fiel ao Parnasianismo,
sendo mesmo considerado mestre dessa estética. Sua
temática esteve presa aos rígidos preceitos parnasianos:
poesia descritiva da natureza e até objetos, exaltando-
lhes a forma. Destaca-se na perfeição formal,
métrica rígida e linguagem extremamente trabalhada,
até o rebuscamento. Escreveu: Canções românticas,
Meridionais, Sonetos e poemas, Versos e rimas. Poemas
como Vaso Grego, Vaso Chinês e A estátua acentuam
o descritivismo do Alberto de Oliveira.
c)
Raimundo da Mota Azevedo Correia(1860 - 1911) estreou como romântico na obra Primeiros
sonhos em que revela influência das gerações
de poetas românticos. Com o livro Sinfonias, passa a
revelar-se parnasiano, formando a tríade ou trindade
parnasiana. Assume a temática da moda, cantando a
natureza, a perfeição formal dos objetos, a cultura
clássica. E em sua poesia filosófica, ocorre a meditação
marcada pela desilusão, o fim dos sonhos e um
forte pessimismo. Há um aspecto controvertido em
sua obra, quando foi acusado de plagiador; a despeito
dessa dúvida, não se pode negar a influência de autores
europeus em seu estilo. Escreveu ainda: Versos e
versões e Aleluias. O poema marcante de Raimundo
Correia foi As pombas, profundamente filosófico.
Além da tríade parnasiana, podemos ainda citar
os autores.
Vicente
conhecido como o poeta do mar, que seguiu a estética
parnasiana. Publicou: Ardentias, Relicário, Rosa, rosa
de amor, Poemas e canções.Augusto de Carvalho (1866 - 1924),
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
fora da ordem
vapor barato,um mero serviçal do narcotrafico,foi incontrado na ruina de uma escola
em contrução aqui tudo parece que é ainda contrução e ja é ruina tudo e minino e minina
no olho da rua o asfalto,a ponte,o viaduto ganindo pra lua nada continua e no cano da pistola
que as crianças mordem reflete todas as cores da paisagem da cidade que é muito mais bonita
e muito mais intensa do que um cartão-postal alguma coisa esta fora da ordem fora da nova ordem mundial escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata,tua barata da perna moderna a trupe intrupida
em que flues te encontro em sampa de onde mal se ve quem sobe ou desce a rampa luz forte
demais parece por tudo a prova,parece logo, parece paz parece paz plitora dde alegri,um show de jorge
benjor dentro de nós e muito ,é grande,é mundial meu canto escanda-se como um bando de ianomamis
na floresta na minha testa caem,vem colar-se plumas de um velho cocar estou de pé em cima da morte
ou imundo lixo baiano cuspo chicletes do odio no esgoto exposto do leblon mas retribuo a piscadela
do garoto de frente do trignon eu sei oque é bom eu não espero pelo dia em que todos oshomens
concordem apenas sei de diversasharmonias bonitas possiveis sem juizo final alguma coisa está fora da ordem fora da nova ordem mundial.
em contrução aqui tudo parece que é ainda contrução e ja é ruina tudo e minino e minina
no olho da rua o asfalto,a ponte,o viaduto ganindo pra lua nada continua e no cano da pistola
que as crianças mordem reflete todas as cores da paisagem da cidade que é muito mais bonita
e muito mais intensa do que um cartão-postal alguma coisa esta fora da ordem fora da nova ordem mundial escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata,tua barata da perna moderna a trupe intrupida
em que flues te encontro em sampa de onde mal se ve quem sobe ou desce a rampa luz forte
demais parece por tudo a prova,parece logo, parece paz parece paz plitora dde alegri,um show de jorge
benjor dentro de nós e muito ,é grande,é mundial meu canto escanda-se como um bando de ianomamis
na floresta na minha testa caem,vem colar-se plumas de um velho cocar estou de pé em cima da morte
ou imundo lixo baiano cuspo chicletes do odio no esgoto exposto do leblon mas retribuo a piscadela
do garoto de frente do trignon eu sei oque é bom eu não espero pelo dia em que todos oshomens
concordem apenas sei de diversasharmonias bonitas possiveis sem juizo final alguma coisa está fora da ordem fora da nova ordem mundial.
mulheres do seculo 21
A mulher assumiu o poder em todos os ambitos de sua vida com o compromisso,a carga ea exigencia do que isso implica.Durante o seculo 20 a mulher emancipou-se,desde o inicio da historia os homens
dominaram a relação tendo em conta a sua força fisica.
O homem foi o provedor,o caçador aquele que fornecia o alimento a familia ou a comunidade,e
dava segurança ao seu clõ.A mulher, parte sda sua vida,mulher gravida ou amamentando,dedicando-se a criação.Em sequidamente a mulher,ao depender-de homem a ele.Foi subordinadae sob controle do machismo,permaneceu longamente aceitando a ideologia ea cultura patriarcal chamado de machismo\em tempos modernos.Assim passou milenios até começar o periodo de libertação feminina,onde ela obtem suas maiores realizações durante o seculo passado.permanecem ainda objetos para se atingir e descriminações a serem desfeitas,como as diferenças salariais e outros
que deverão ser resolvidos.No entanto,a mulher pode estudar,votar,igualizar seus direitos,trabalhar,etc.
Tudo isso tornou a mulher mas feliz?eo homem?neste seculo não cabe mais o machismo e as
atitudes,porem precisa vir de ambos o esforço para aqueles que querem funciona juntos.
dominaram a relação tendo em conta a sua força fisica.
O homem foi o provedor,o caçador aquele que fornecia o alimento a familia ou a comunidade,e
dava segurança ao seu clõ.A mulher, parte sda sua vida,mulher gravida ou amamentando,dedicando-se a criação.Em sequidamente a mulher,ao depender-de homem a ele.Foi subordinadae sob controle do machismo,permaneceu longamente aceitando a ideologia ea cultura patriarcal chamado de machismo\em tempos modernos.Assim passou milenios até começar o periodo de libertação feminina,onde ela obtem suas maiores realizações durante o seculo passado.permanecem ainda objetos para se atingir e descriminações a serem desfeitas,como as diferenças salariais e outros
que deverão ser resolvidos.No entanto,a mulher pode estudar,votar,igualizar seus direitos,trabalhar,etc.
Tudo isso tornou a mulher mas feliz?eo homem?neste seculo não cabe mais o machismo e as
atitudes,porem precisa vir de ambos o esforço para aqueles que querem funciona juntos.
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